Tempo de leitura: 3min
Se você ainda não conhece o Instituto Viae, nós gostamos de nos apresentar como um laboratório de Orientação Profissional criativa. Isso porque, desde que nos tornamos orientadores, temos a postura de buscar criar formas MAIS INTERESSANTES de trabalhar com Orientação Profissional.
Nos últimos anos, o Instituto Viae teve o privilégio de descomplicar as escolhas profissionais de milhares de pessoas de todas as idades, no Brasil e no exterior. Também já formamos centenas de orientadores profissionais, ajudando-os a colocar projetos em prática.
Mas nem sempre foi assim.
No início da nossa jornada, éramos como qualquer outro orientador profissional: nos sentíamos perdidos. Depois da nossa formação em OP na USP, continuávamos nos perguntando: "Como aplicar isso na prática? Como aplicar isso na prática? Como aplicar isso na prática? Dá pra viver sendo orientador profissional?"
Nosso desejo de aprender a viver desse serviço e de inovar na área também foi motivado pelo fato de recebermos muitos pedidos de apoio que iam além do apoio pra escolha de uma profissão. As pessoas buscavam nossa ajuda pra vários aspectos da vida profissional, e fomos percebendo aos poucos que o nosso conhecimento de OP era muito relevante pra essas ajudas também.
Foi então que caiu a ficha e entendemos de vez que "Orientação Profissional" não é sinônimo de "ajudar a escolher a profissão".
"Orientação Profissional" pode ser muita coisa:
Desde então, usamos o termo "Orientação Profissional" pra nos referir a essa multiplicidade de apoios - porque é um termo mais do que suficiente. Finalmente entendemos que aquilo que no início parecia ser apenas 1 novo serviço no nosso catálogo, na verdade se multiplicava em infinitos novos serviços a serem oferecidos pra população.
Nos tornamos conhecidos por nossos formatos inovadores, como checklists práticos, calculadoras inteligentes, jornadas temáticas, lives no YouTube, podcasts, grupos no WhatsApp e workshops transformadores. A aceitação do nosso trabalho foi incrível, e começamos a ver o nosso negócio crescer exponencialmente.
Em pouco tempo estávamos fazendo parcerias com mais de 6 universidades e sendo chamados pra palestrar em diversos eventos - inclusive pra dar aulas de inovação em OP em Portugal! Outras pessoas começaram a nos ver como autoridade na área, e muitos orientadores passaram a utilizar nossas ferramentas e métodos. Isso não só aumentou nossa base de clientes, mas também a lucratividade do nosso negócio.
Foi assim que passamos a nos apaixonar cada vez mais pela amplitude desse trabalho!
Atendimento de diversos públicos
A Orientação Profissional é um campo diversificado que pode atender diferentes públicos e necessidades. Ela pode ser direcionada pra crianças, adolescentes, universitários, jovens adultos, adultos ou idosos.
Pode ser feita em diversos espaços
Pode ser feita em consultório, em escolas, empresas, instituições públicas, espaços sociais ou digitais. É um serviço que será sempre necessário, pois as pessoas continuarão lidando com trabalho e buscando apoio pra construção de suas carreiras.
Flexibilidade de agenda
A OP também permite muita flexibilidade na agenda do orientador. Você pode escolher os projetos aos quais quer se dedicar, os períodos do ano em que quer trabalhar com OP, ou mesmo os momentos em que vai tirar férias.
Rapidez no aprendizado
Mas o melhor de tudo é que aprender a Orientação Profissional é muito rápido e acessível. Não é necessário uma graduação ou pós específica pra começar. No Instituto Viae, nós formamos orientadores profissionais criativos em apenas 3 meses - e esses são profissionais que hoje impactam milhares de vidas com os seus projetos incríveis.
A Orientação Profissional oferece um caminho repleto de oportunidades de trabalhos e repleto de realizações. Quer diversificar seus serviços com OP e aprender a inovar com o conhecimento dessa área? Temos um
treinamento pra quem quer viver de OP liberado gratuitamente aqui!
>> Como a Orientação Profissional funciona
>> Iniciando o trabalho como orientador profissional
>> Sinais de que você seria um bom orientador
>> Sinais de que o seu paciente precisa de OP
>> Necessidades de cada público da OP
>> Mapa mental "Onde o orientador pode atuar: 75 ideias de temáticas, locais e formatos"
Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189
Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Por que fazemos selfies?".