Tempo de leitura: 4min
Quando eu trabalhava em um cursinho pré-vestibular, havia uma turma só para os alunos que queriam fazer o curso de Medicina. Eles tinham mais aulas, os professores davam mais atenção e ainda faziam mais simulados durante a semana. Isso tudo porque Medicina é sempre o curso mais concorrido nos vestibulares.
Mas não é sobre isso que eu quero falar. Eu quero te contar é sobre os vários alunos dessa turma que vinham conversar comigo na salinha de Psicologia e que me contavam que não sonhavam em ser médicos, que iam seguir por esse caminho só porque era a profissão que todo mundo dizia que “dava estabilidade, conforto e uma boa vida”.
Depois de tanto ouvir isso, comecei a perguntar pra alguns desses alunos: “Você acha que quando você se forma em Medicina, você já tem uma boa vida?”. E a maioria deles dizia que sim. Teve até uma vez que eu perguntei pra um rapaz: “É só a pessoa se formar em Medicina que no dia seguinte o dinheiro começa a cair na conta bancária dela?”. Ele parou, pensou um pouco e disse: “É. Em alguns momentos eu já imaginei que é isso mesmo que acontece”.
E isso me deu um desespero, viu...
De tanto a sociedade falar que algumas profissões DÃO dinheiro, as pessoas começaram a acreditar de verdade que essa profissão vai TE DAR a grana. Sem que você precise ralar duro pra isso.
Completa ilusão.
Nenhuma profissão te DÁ dinheiro. Não existe nenhum trabalho que vai bater na porta da sua casa e falar: “Você nem precisa vir trabalhar hoje, tá aqui o seu saco de dinheiro”. Isso não acontece nem com jogadores de futebol que ganham milhões. Eles também têm trabalho a fazer pra colher os frutos.
Um médico, pra ganhar super bem, precisa fazer inúmeras especializações (ou seja: estudar por décadas sem parar), fazer vários plantões durante a semana (ou seja: dormir no hospital e ficar distante da família), participar de congressos e ganhar reconhecimento (ou seja: produzir muitos estudos científicos). Existe um trabalho duro por trás do sucesso financeiro.
E com isso já dá pra perceber que até a nossa fala é errada. A gente não devia perguntar “qual PROFISSÃO DÁ dinheiro”, e sim “como EU FAÇO dinheiro na minha profissão”.
Independente se você é um médico, um pintor, um artista de circo ou um limpador de sofás, é você quem precisa se movimentar e fazer coisas que vão trazer o dinheiro como um dos retornos do seu trabalho.
Por isso, não escolha uma profissão que todo mundo diz que “dá dinheiro”. Isso não existe. Escolha uma profissão com que você tenha uma boa conexão, porque aí vai ser muito mais fácil e natural pensar em formas de “fazer dinheiro” nesse trabalho.
Fez sentido pra você? Então encaminha esse texto pra um amigo que tá buscando receber de bandeja uma vida confortável.