Tempo de leitura: 5min
Desde crianças, recebemos algumas pistas (principalmente de nós mesmos) do que pode nos fazer feliz profissionalmente. Aquela brincadeira que sempre foi a nossa preferida, aquilo que fazíamos sempre que estávamos um pouco tristes... Desde sempre as coisas que gostamos de fazer estavam lá nos dando sinais, mas muitos de nós nunca percebemos isso.
Vou contar 10 coisas que podemos fazer hoje, na nossa rotina, pra começarmos a prestar atenção no que gostamos de fazer. E quando tivermos identificado o que nos faz felizes, vai ser muito mais fácil pensar em uma carreira que tenha essas coisas.
1. Você pode começar a observar no seu dia-a-dia quais são as atividades que fazem o seu coração vibrar.
É sério isso. Tem algumas coisas que a gente faz que dá vontade de fazer o tempo parar naquele momento. Coisas que nos fazem esquecer por alguns instantes quais são as nossas preocupações. Então comece a reparar que tipo de atividade te deixa assim, meio levitando, com um gostinho de “quero mais”.
2. Você pode fazer uma lista dos trabalhos dos seus sonhos, mesmo que eles sejam meio fantasiosos.
Se você pudesse ter qualquer trabalho do mundo, qual seria ele? Controlar a trajetória de uma nave alienígena super tecnológica? Experimentar sabores de algodão doce em uma praia? Voar sobre a cidade pra ver que partes precisam ser melhoradas? Use a imaginação pra criar o seu trabalho dos sonhos, pode chutar o balde mesmo. Depois observe as características desse trabalho que você pensou e você vai perceber muita coisa... “Hmmmm, então eu quero controlar algo... talvez em algum meio de transporte... e que tenha muita tecnologia envolvida... Interessante... Quais profissões têm essas possibilidades?”.
3. Pode escrever quais são as 5 características que melhor te definem.
É muito difícil pensar em quais são as nossas características, mas é um exercício que vale a pena, porque, pra nos trazer mais realização, o nosso caminho profissional tem que respeitar a nossa personalidade e a forma como a gente gosta de se comportar.
4. Você pode tentar se lembrar de coisas que está com saudade de fazer.
Sabe aquele jogo que você adorava jogar, ou aquele lugar que você curtia muito visitar, mas que tem tempo que não joga ou visita? Talvez você esteja é com saudade de conversar com algum amigo que sempre falava com você sobre algum assunto específico... Não importa. Se você está com saudade de fazer algo, é porque isso é importante pra você. Relembre como você se sentia quando você estava fazendo essa atividade: esse é o sentimento que você deve procurar na sua profissão também.
5. Pode observar quais são as coisas que faz quando está enrolando pra fazer algo meio chato.
Sempre que enrolamos pra fazer algo chato, fazemos algo que nos dá algum prazer. Faça uma lista de quais são as atividades que você faz quando está enrolando, pra poder pensar em trabalhos que incluem tarefas parecidas com essas.
6. Pode perguntar para os seus pais quais eram as coisas que você mais gostava de fazer quando era criança.
Como eu já disse, nossas brincadeiras preferidas na infância já davam sinais do que a gente sente animação em fazer. Se você vivia brincando de organizar os objetos da sua casa em uma espécie de lojinha e vendia todos para o seu irmão, isso ajuda a perceber que você pode se sentir bem com atividades de organização ou de venda.
7. Você pode perguntar pras pessoas que convivem com você quais são os seus pontos fortes e habilidades.
Pra qualquer trabalho, precisamos desenvolver algumas habilidades, mas é muito mais fácil atuar nele se já temos características que vão nos ajudar nisso. E é muito importante perguntamos pra outras pessoas quais características elas veem em nós, porque muitas vezes temos habilidades que nós mesmos não percebemos.
8. Pode pedir para profissionais que você acha interessantes para acompanhar um dia de trabalho deles.
Experimentar uma profissão é uma das melhores formas de identificar se ela combina com você ou não. Além disso, todos nós conhecemos profissionais de diferentes áreas, e podemos pedir pra participar da rotina deles de alguma forma, pra entender melhor quais são as atividades de cada trabalho. Melhor ainda, é buscar experimentar as profissões que já te chamam a atenção há algum tempo. Às vezes, descobrimos que na prática elas são bem diferentes do que a gente imaginava...
9. Pode separar um tempo na agenda pra aprender novas atividades que te atraem.
Todos nós temos a possibilidade de aprender novas habilidades, mas não desenvolvemos algumas delas porque não separamos um tempo pra esse experimento. Deixe um tempo na agenda pra aprender coisas que você nunca experimentou, porque você pode descobrir ali uma grande habilidade sua que ainda estava escondida!
10. Pode pensar como você gostaria de ser lembrad@ quando deixar este mundo.
Pesado, eu sei, mas é importante também. Pensar em qual é a marca que você quer deixar no mundo ajuda a pensar quais são as profissões ou atividades que vão possibilitar a criação dessa marca.
E então, o que achou desses exercícios? Conta pra gente lá no Instagram se já fez algum deles e se te ajudou!
E compartilhe essas dicas
com outras pessoas que estão precisando, hein. (: