Tempo de leitura: 5min
Eu sei que é difícil escolher um curso. Eu mesma fiquei entre Psicologia e Medicina, fui aprovada nos dois, inclusive, mas felizmente escolhi aquele que me fez realmente feliz: a Psicologia.
Então pra te ajudar eu vou te contar 10 coisas que você precisa pensar
pra poder bem escolher o seu curso:
1# Se você pode e consegue fazer um curso agora
Você tem que avaliar se você tem tempo disponível pra se dedicar pras aulas, para os trabalhos, para as provas e para todas as tarefas que vêm com um curso profissionalizante. Nesse momento da sua vida você consegue se comprometer com isso?
2# Qual é o formato do curso
Cuidado pra não ir se enfiando onde você não conhece. Pesquise a grade curricular (que são as matérias), pesquise o tempo de duração (tempo mínimo e máximo), se tem ênfases (especialidades) dentro do curso e se daria pra trabalhar enquanto você faz o curso (caso você tenha essa necessidade. Obviamente, essas características vão variar de instituição pra instituição.
3# Quais são as exigências do curso
Qual é a frequência mínima e a nota necessária pra ser aprovado nas disciplinas? Como são as formas de avaliação? Tem que fazer estágio? Tem TCC, monografia ou algum trabalho final?
4# Como se preparar para o processo seletivo
Além de conhecer muito bem o processo seletivo que você vai fazer, tem que existir toda uma programação de estudos por trás que vai favorecer a sua aprovação, né?
5# Não pense só no curso, pense também em como vai ser a PRÁTICA PROFISSIONAL
Afinal, o curso dura só alguns anos, enquanto o dia-a-dia na profissão é o que vai durar bastante, né? Nunca escolha o seu caminho profissional pensando só no curso.
6# Em que tipo de ambiente você gostaria de trabalhar
Em que tipo de ambiente você se sente confortável e produtivo? Com que tipo de pessoas você gosta de se relacionar? Esse curso que você tá pensando vai te dar a possibilidade de trabalhar em lugares assim?
7# Que tipo de atividades você gosta de fazer
Nada tão importante quanto autoconhecimento pra escolher bem um curso e profissão, hein? Que tipo de atividades você sente empolgação de fazer? E que tipo de atividades você não suportaria fazer na sua profissão? Esse curso que você tá pensando vai favorecer as atividades que você gosta?
8# Que tipo de rotina combina com você
Como você funciona melhor? Fazendo as mesmas coisas todos os dias? Ou vivendo uma rotina bem dinâmica e variada? Você se enxerga trabalhando em finais de semana, se a sua profissão exigir? Esse curso que você tá pensando vai te dar a possibilidade de ter uma rotina agradável?
9# O que você espera de remuneração
Aqui não adianta só pensar quanto você quer de salário na sua profissão, né. É preciso pesquisar bastante pra saber qual é a média salarial de quem atua na área. E aí vale investigar a média pra quem acabou de se formar, pra quem tá nos primeiros anos de carreira e pra quem já trabalha há muitos anos na área.
10# Que outros retornos são importantes pra você
Além do dinheiro, que outras coisas você espera que o seu trabalho traga pra sua vida? Aprendizado? Satisfação? Poder? Status? Reconhecimento? Fazer uma lista das coisas que são importantes pra você ajuda muito!