Tempo de leitura: 3min
Multipotencialidade é ter o potencial de fazer muitas coisas: multi + potencialidade.
Essa palavra tem ficado mais conhecida nos últimos anos, mas sempre existiram seres humanos multipotenciais. Ser multipotencial não significa que a pessoa é melhor do que as outras, tá? Não significa que ela é um X-men ou um Avenger, mas sim que ela gosta de aprender coisas que são bem diferentes entre si.
Uma pessoa multipotencial, geralmente, acha difícil escolher uma matéria preferida na escola, porque acha várias delas interessantes e muito agradáveis. É uma pessoa que gosta de aprender sobre números, mas também se dá bem com escrita. Gosta de desenvolver habilidades artísticas e conhece bastante sobre fatos históricos. Quer aprender mais coisas de informática e adora se comunicar com os outros. Ou seja, ela se sente à vontade com diferentes áreas do conhecimento, sabe?
Não tem problema nenhum se você gosta de números e quer se dedicar aos números pro resto da sua vida profissional. Mas uma pessoa multipotencial pensaria coisas assim: “Ah, eu quero ficar próxima dos números sim, mas também quero ter tempo pra praticar canto e pra fazer fotos!”. Ou seja, enquanto tem gente que consegue montar o quebra-cabeça da vida com um único assunto, a pessoa multipotencial precisa usar várias peças diferentes pra sentir que o quebra-cabeça da vida dela tá agradável.
Quem se identifica com a multipotencialidade tem uma certa vantagem na vida como um todo: é uma pessoa que tem mais facilidade de pensar em soluções criativas para os problemas da vida, já que sabe sobre diferentes assuntos. Pode até ser uma pessoa que seja boa de papo, afinal, sempre vai ter assuntos pra falar com quem tiver contato.
Mas nem tudo são flores, obviamente. Quem se identifica como multipotencial costuma sofrer muito na hora de decidir um caminho profissional, porque não consegue encaixar todo os seus interesses em uma única profissão e sente que sempre vai deixar uma parte importante de si pra trás.
Mas é claro que, se você é uma pessoa multipotencial, você não precisa trazer todos os seus interesses pro lado profissional. A vida não é só trabalho, tá? Então aqui vai a nossa ajuda:
Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189
Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".
Hey, receba nossa ajuda pra descomplicar
suas escolhas profissionais!
🍀