Tempo de leitura: 8min
Você sabe o que é teste de fit cultural? Para quem quer conquistar uma boa vaga de emprego, conhecer essa metodologia é um passo à frente. Venha conosco e entenda mais!
Conquistar um bom emprego não é fácil e o processo conta com bastante etapas; além de ser selecionado por um bom currículo, você terá, no mínimo, que passar por uma entrevista. É nesse momento que a empresa conhece de fato o empregado, checando se ele é aquilo que ela procura.
Dentro destas entrevistas, tem sido cada vez mais comum a realização de um teste de fit cultural. Se você não conhece esse termo, esse é o texto certo para você.
Aqui veremos o que é teste fit cultural, além de alguns de seus tipos e dicas para se preparar para ele. Esperamos que você faça uma boa leitura e tenha bastante sucesso!
O que é fit cultural?
No Brasil, a palavra fit é bastante empregada para situações ligadas à forma física das pessoas, como fitness. Contudo, sua tradução também pode ser entendida como
adequação, encaixe ou ajuste.
No fit cultural, as empresas buscam por candidatos que se adequem a sua cultura organizacional. Ou seja, é um parâmetro para ver se os colaboradores compartilham das crenças e valores da organização.
O que é teste fit cultural?
Sabendo sua definição, fica fácil entender o que é teste fit cultural. É a
forma utilizada pela empresa para ver o nível de compatibilidade que o candidato tem com sua cultura organizacional.
No teste fit cultural, as empresas, por meio dos recrutadores e do RH, utilizam metodologias e avaliações que buscam compreender se os candidatos a uma vaga possuem afinidade com seus valores. É avaliado o perfil e respostas a situações práticas para analisar o profissional.
Ao escolher por aplicar um teste fit cultural, a empresa pode decidir por diversos modelos. Dependendo do que ela quer analisar, diferentes perguntas e diferentes formas de realizá-las poderão ser incluídas na entrevista.
O candidato deve saber que pode ter diferentes tipos de testes de fit cultural em um processo seletivo, devendo conhecer um pouco dos mais comuns.
Veja a seguir 4 exemplos:
1. Perguntas situacionais
Esse é o tipo mais comum de teste fit cultural, no qual o recrutador busca entender ao máximo o perfil do candidato. Nas perguntas situacionais, a empresa apresenta questões com
casos hipotéticos, tendo o entrevistado que responder o que ele pensa sobre cada uma.
A empresa que sabe o que quer certamente vai compreender se o profissional é o ideal para ela ou não. Com as perguntas situacionais,
você deverá mostrar que suas escolhas condizem com o esperado pela organização.
2. Encenações
Semelhante às perguntas situacionais, a empresa pode inovar ainda mais e trabalhar com o roleplaying. Neste modelo, em vez do candidato responder a uma pergunta, ele participará de um contexto encenado, demonstrando quais são suas ações.
Aqui, o fit cultural ganha a vantagem de ser
mais prático, com grandes chances de deixar o
profissional mais autêntico no processo seletivo. Entretanto, essas situações podem trazer uma barreira para o participante, que não necessariamente indica que ele será tímido e retraído durante o trabalho.
3. Sites de carreira
O fit cultural não é aplicado apenas na entrevista; ele pode ser analisado até mesmo na primeira fase do processo, junto com a análise dos currículos. Se você tiver o costume de procurar empregos por meio de sites de carreira, certamente já se deparou com perguntas que procuram entender seu comportamento.
Com o intuito de conhecer mais o candidato, esses sites costumam criar diversas
questões que determinam o seu perfil. Como conta com um sistema automatizado de
algoritmos, essas páginas já identificam simultaneamente quem se encaixa melhor nas vagas.
4. Análise das experiências anteriores
Indo mais longe na definição de teste, as empresas podem analisar as últimas experiências dos candidatos para checar se eles possuem o perfil correto e se podem se adaptar. A
cultura organizacional de trabalhos anteriores pode ser determinante para ver se o trabalhador se encaixa na futura vaga.
Para finalizar, trazemos agora uma lista com 6 dicas de como responder o fit cultural. Mesmo que você não saiba como ele será aplicado, existem
formas de se preparar e ir bem. Veja agora quais são:
1. Conheça a cultura da empresa
Se o fit cultural é feito justamente para checar se o candidato é compatível com a cultura da empresa, comece conhecendo-a!
Pesquise quais são os valores da empresa; provavelmente você
saberá mais sobre ela em suas páginas e na própria divulgação da vaga.
2. Pense antes de responder
Por mais que a autenticidade seja um ponto fundamental do fit cultural, você precisa pensar sobre a pergunta e elaborar uma boa resposta.
Controle a ansiedade e se prepare para responder da melhor forma possível, com calma.
3. Tire suas dúvidas
Se a ideia é responder bem, é imprescindível que você
compreenda de fato o que está sendo perguntado. Quando temos dúvidas sobre o que é cobrado, fica complicado dar uma resposta correta, por isso, peça que a pergunta seja reformulada ou que
alguns pontos sejam melhor explicados.
4. Não minta
Essa dica serve tanto para o teste fit cultural como para qualquer etapa de um processo seletivo; não minta! Na maioria das vezes,
o recrutador irá perceber na entrevista os candidatos que não são sinceros e, caso sejam aprovados, provavelmente não darão certo no trabalho.
5. Use histórias práticas
Se você precisa apresentar casos reais sobre sua experiência profissional, procure por aqueles que sejam
verossímeis, que não pareçam inventados ou exagerados. Por mais que aconteçam histórias extraordinárias que demonstrem mais da capacidade do profissional, elas
não serão úteis se a organização não acreditar
nelas.
6. Mostre quem você é
Indo de encontro com todas as dicas anteriores, é fundamental que você demonstre quem é, afinal, toda essa metodologia só fará sentido se o RH conseguir te conhecer. Se tem uma coisa que as empresas prezam é pela honestidade, valorizando bastante quem se destaca mostrando quem realmente é.
esse post foi uma contribuição do Responde Aí para o blog do Instituto Viae
O Responde Aí é uma plataforma de estudo para universitários de exatas com mais de 3 milhões de alunos.