Tempo de leitura: 3min
Uma hora ou outra todo mundo se pergunta se escolheu a profissão certa. Às vezes, quando já temos anos de carreira, a gente até se pergunta: “Como teria sido a minha vida se eu tivesse ido pra uma profissão diferente?”. Essas fantasias fazem parte da vida e são um bom exercício pra nossa imaginação.
Mas se você percebe que passa a maior parte do tempo desejando estar em outro trabalho ou profissão, é hora de ligar o sinal de alerta: parece que você encontrou uma incompatibilidade entre você e a sua atuação profissional.
Esse incômodo que você tá sentindo aí pode estar ligada ao seu trabalho atual (ou seja, às atividades que você faz e ao ambiente em que você trabalha hoje) ou a sua profissão em geral (ou seja, à área do conhecimento com que você lida).
Pra cada um desses casos, você precisa tomar cuidados diferentes. Se o problema é o trabalho atual, você pode encontrar outras formas de atuar nessa profissão. Se o problema é com a profissão em si, aí é hora de pensar em
outros caminhos profissionais.
Importante dizer que uma incompatibilidade dessas não significa necessariamente que lá atrás você fez uma escolha mal feita. Pode ser que os seus interesses e desejos tenham mudado, simplesmente. E isso é muito natural, apesar de a sociedade fazer parecer que mudanças profissionais são um sinal de fracasso.
Nós NÃO concordamos que mudanças são um sinal de fracasso, nem que invalidam suas escolhas anteriores - e você pode ter certeza que vamos te apoiar em qualquer mudança profissional que você precise fazer na sua vida. Já podemos começar te ajudando a entender esse incômodo profissional aí?
Nós criamos um
CHECKLIST
com um teste perfeito pra te ajudar a identificar se a incompatibilidade que você tá sentindo é com o seu trabalho atual ou com a sua profissão de forma geral.
Com ele, você descobre se você escolheu bem sua profissão, se o seu trabalho atual tá te fazendo mal ou se (felizmente) você tá encontrando espaço pra se desenvolver na sua profissão. Com o resultado do teste, a gente te mostra quais são os próximos passos que você precisa dar e quais cuidados você precisa ter de agora em diante.
Aproveita e dá uma olhada no que outros profissionais já disseram sobre esse material:
Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189
Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".
Hey, receba nossa ajuda pra descomplicar
suas escolhas profissionais!
🍀