Tempo de leitura: 3min
Obviamente, muitas pessoas no Brasil hoje PRECISAM ter mais de um trabalho pra complementar a renda – e isso não é escolha delas. Essa situação é terrível, uma injustiça social sem tamanho.
Mas nesse texto vamos falar sobre pessoas quem ESCOLHEM ter mais de um trabalho, porque gostam de diferentes assuntos e querem se dedicar a muitas atividades diferentes.
Primeiro, você precisa saber que pessoas assim são conhecidas por multipotenciais ou profissionais slash. Você pode clicar nas duas palavrinhas marcadas pra ver os textos que já escrevemos sobre isso.
E se você é uma pessoa que se identifica com a multipotencialidade e tem vontade de se dedicar à mais de uma profissão ao mesmo tempo, precisa saber sobre algumas coisas pra poder avaliar bem essa decisão.
Quais coisas são essas?
1#
Gostar de aprender coisas diferentes e querer desenvolver diferentes habilidades já é uma característica importante pra se destacar profissionalmente hoje (e vai ser ainda mais importante no futuro do trabalho)! Já que o mercado de trabalho tem valorizado cada vez mais essa característica, ponto para os multipotenciais!
2#
Empreendedores quase sempre precisam ser multipotenciais, porque precisam aprender sobre gestão, marketing, comunicação, estratégia, negociação, administração, liderança, etc. etc. etc. Já fica a dica se você pensa em empreender, hein.
3#
Quando você decide se dedicar profissionalmente a diferentes áreas, você sofre menos com a pressão que a sociedade faz de que temos que escolher SÓ UM caminho. Mas isso não significa que vai ser uma caminhada profissional fácil, viu?
4#
É mais fácil se dedicar a vários trabalhos se você for um profissional autônomo (que trabalha por conta própria, sem ser em uma empresa, sabe?), porque aí é você quem controla os seus horários de trabalho. Imagina só a luta de horários se você trabalhar em 2 ou mais empresas
6#
E, claro, o sentimento de que não tá dando pra se dedicar bem às atividades sempre fica no ar, aquela preocupação de que não tá dando pra dar atenção suficiente pra nenhum dos trabalhos. (Mas isso é bem comum até pra quem segue apenas um caminho profissional...)
Conclusão:
Ter só um trabalho tem seus desafios. Ter vários trabalhos também tem seus desafios. O importante é avaliar quais desafios você tá disposto a enfrentar. Precisa de ajuda? Clica aqui pra contar com a gente.
Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189
Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".