Tempo de leitura: 3min
Será que você é RESISTENTE ou RESILIENTE? São coisas parecidas, mas tem uma diferença mega importante entre elas. Aqui ó:
#1️ Uma pessoa resistente segura as pontas, aguenta os desafios e a pressão.
#2️ Já uma pessoa resiliente também aguenta a pressão, mas sempre aprende algo a mais com as dificuldades que enfrenta. E depois ela ainda usa esse aprendizado pra se adaptar nas próximas experiências da vida e usa a criatividade pra encontrar soluções diferentes.
Agora vamos pensar que tipo de pessoa você é...
Você se organiza pra colocar as matérias em dia e faz uma forcinha pra estudar as disciplinas que você não gosta? Você é resistente. Tá segurando as pontas, enfrentando o desafio.
Ou será que...
Você fica atento observando quais são as disciplinas que mais vão te ajudar a alcançar seu objetivo e melhora seu relacionamento com esses conteúdos aí? Olha só! Então você é resiliente: já percebeu que o melhor não é estudar TUDO, o melhor é estudar COM ESTRATÉGIA.
Outro exemplo, agora pra quem já trabalha...
Se você estivesse em um trabalho que não te agrada nada, você ia achar mais fácil ficar fazendo combinados com você pra aguentar mais um tempo ou você ia achar mais fácil anotar tudo o que te faz mal nesse trabalho e ia começar a buscar outra oportunidade que não tivesse essas coisas ruins?
Pessoas resistentes se sentem melhores com a primeira opção. Pessoas resilientes preferem a segunda.
Já tinha parado pra se observar desse jeito? Comece a observar no seu dia-a-dia se você tem sido só resistente ou se tem conseguido transformar os desafios em aprendizado na sua vida.
Ah, uma curiosidade e tanto: a palavra "resiliência" ficou famosa depois do ataque terrorista às torres gêmeas nos EUA em 2001, quando o governo estadunidense distribuiu cartilhas pra população após a tragédia, ensinando formas de superarem o trauma e aprenderem formas novas de retomar a vida.
Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189
Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Por que fazemos selfies?".