Tempo de leitura: 4min
Você já sabe que tá fazendo escolhas o tempo todo na sua vida, né? Quando você escolhe sua roupa de manhã, quando decide o que vai comer no café da manhã, quando pensa sobre o que vai fazer primeiro no dia... Todos os nossos dias são lotados de escolhas.
O que você talvez ainda não tenha percebido é que você tem um padrão pra fazer suas escolhas, um padrão que você costuma usar pra tomar suas decisões.
Esse padrão não é uma coisa óbvia, do tipo “toda vez você escolhe a opção azul”. Ele é um pouco mais profundo, do tipo “toda vez você escolhe a opção mais confortável pra você”. Esse é um só um exemplo, tá? Nem todo mundo escolhe a opção que vai ser mais confortável. Algumas pessoas escolhem a opção que é mais diferentona, ou a opção que vai agradar mais os outros, ou a opção que vai causar mais adrenalina. Isso varia de pessoa pra pessoa.
Apesar de esse padrão ser profundo, dá pra descobrir qual é o seu. E qual é a vantagem de descobrir o seu padrão de escolhas? Bom, tem 2 vantagens principais:
#1
A primeira é que isso aumenta o seu autoconhecimento, já que você começa a descobrir uma coisa nova em você (como você funciona nos momentos de decisão).
#2
A segunda vantagem é que, se você deixar esse padrão dominar as suas escolhas sem que você o conheça bem, ele pode atrapalhar algumas das decisões da sua vida sem que você perceba. O melhor é que você saiba bem como é esse padrão pra que você mesmo defina se quer continuar fazendo escolhas assim ou não.
No caso da sua escolha profissional, por exemplo, se você souber bem qual é o seu padrão de tomada de decisão, você vai poder definir: “Tudo bem, eu sempre fiz escolhas desse jeito. Mas se eu escolher a minha profissão usando esse mesmo funcionamento, não vou conseguir ter o futuro que eu quero ter, então deixa eu encontrar uma forma melhor de decidir meu caminho profissional”.
Um exemplo:
se nas suas escolhas você sempre opta pela opção mais fácil, pode ser que, mesmo tendo o sonho de seguir o caminho da Engenharia Aeronáutica, você pense: “Xi, não. Muito difícil encontrar emprego nessa área. Vou fazer Estatística mesmo, é mais fácil”. E aí o seu sonho de ser um engenheiro aeronáutico poderia ir por água abaixo se você também tomasse essa decisão optando pelo que é mais fácil. Faz sentido?
Exercício ~
Liste 3 escolhas que você teve que fazer na sua vida até hoje. É melhor que sejam escolhas “grandes”, que tenham tido mais impacto na sua vida. Depois, liste quais eram os caminhos que você podia ter escolhido na época de cada uma dessas escolhas, e tente se lembrar porque você escolheu do jeito que você escolheu.
Percebe alguma semelhança no jeito que você tomou as 3 decisões?
Não existe um padrão melhor ou pior para as nossas tomadas de decisão. Mas só dá pra controlar a forma como vamos fazer novas escolhas quando conseguimos entender qual padrão estávamos usando até agora.