Tempo de leitura: 4min
Não tá tudo bem mesmo.
Você deveria estar cumprindo todas as metas que você planejou pra essa semana. Mas você tá vivendo um período de pandemia.
Você deveria estar estudando com bastante concentração e foco. Mas você tá vivendo um período de pandemia.
Você deveria estar entregando tudo em dia no trabalho. Mas você tá vivendo um período de pandemia.
Você deveria estar animado pra voltar pra casa ao final do dia. Mas você tá vivendo um período de pandemia.
Você deveria estar com o papo em dia com os seus amigos. Mas você tá vivendo um período de pandemia.
Você deveria estar cuidando bem de você, se vestindo direito, lavando o cabelo, passando um blush nas bochechas. Mas você tá vivendo um período de pandemia.
Você deveria estar se sentindo alegre, empolgado, vivo. Mas você tá vivendo um período de pandemia.
No último ano conversei diariamente com pessoas que estão MUITO irritadas, MUITO ansiosas e MUITO decepcionadas com elas mesmas por não estarem produzindo tanto quanto deveriam. Ou por não estarem rendendo nos estudos como precisavam. Ou por não estarem dando atenção para a família como gostariam. Ou por etc. etc. etc.
Não é incrível que a gente esteja vivendo um período de pandemia, mas cobrando de nós mesmo a MESMA performance que tínhamos antes? O que é que a gente espera conseguir nos exigindo a mesma produtividade de antes? Estamos esperamos que isso nos dê a sensação de que o mundo continua o mesmo? Ou que isso nos faça esquecer que lá fora tá tudo diferente?
Eu vou te dizer uma dura verdade: você não devia se cobrar tanto nem antes da pandemia. Agora então é que você precisa pegar leve!
Não precisa se culpar por ter deixado algumas metas da semana pra trás. Nem se culpe por ter entregado o trabalho com alguns erros que passaram despercebidos. Nem se culpe por não conseguir acompanhar tudo que tá acontecendo à sua volta.
A pandemia virou o mundo que você conhecia de cabeça pra baixo e não temos muito poder pra reverter algumas dessas mudanças. Mas uma coisa que você tem o poder de fazer é cuidar da sua saúde mental exigindo menos de si mesmo. Bem, bem, bem menos.