Layout do blog

Como abrir mão de profissões que também te interessaram

10 de setembro de 2020
Tempo de leitura: 3min

Não dá pra seguirmos mil profissões ao mesmo tempo. Você já deve ter percebido isso. Mas o grande problema é que esse fato gera um sofrimento danaaaado na vida de muita gente! Esse é até um dos motivos pra gente ficar adiando escolher a nossa profissão ou o nosso caminho: não queremos abrir mão dos outros caminhos. Queremos manter todos eles como possibilidades eternas na nossa vida. 

Mas hoje vamos ajudar com esse problema, te contando 3 fatos:

1# O mercado de trabalho hoje não é rígido como era antigamente. Hoje você não precisa mais entrar em uma empresa e fazer carreira trabalhando décadas lá. Hoje você pode mudar de caminho profissional, experimentar outras coisas, mudar o rumo da sua vida. Isso significa que na hora que você escolher um caminho, as outras portas não vão ficar TRANCADAS. Elas vão continuar sendo uma possibilidade, caso você queira trocar de caminho lá na frente. Então não se desespere pensando que sua escolha vai ser uma sentença.

2# Hoje até dá pra ter mais de uma profissão ao mesmo tempo, sabia? Eu, por exemplo, sou psicóloga e fotógrafa. Comecei a fotografar quando eu ainda estava no meio do curso de Psicologia e não parei mais! Isso significa que é fácil? Não é a coisa mais fácil do mundo, afinal, eu tenho que dividir meu tempo entre os dois trabalhos. Então é muito comum que eu trabalhe com Psicologia durante a semana e com fotografia no final de semana. Até quando eu estava na faculdade eu tinha que editar meus ensaios fotográficos durante as aulas, e isso não era muito bom, já que eu perdia muitas explicações que os professores davam. Mas é possível, se você estiver disposto a trabalhar mais horas do que trabalharia em uma única profissão. Aliás, uma forma de inserir duas profissões na sua vida é fazendo um bom planejamento profissional. A gente ensina a fazer esse tipo de planejamento nesse outro artigo aqui

3#
Esses dias eu conversava com uma jogadora do nosso app DiretriX (que ajuda a escolher a profissão) e ela disse que terminou ainda em dúvida entre Medicina e Medicina Veterinária, porque pra ela era muito importante trabalhar com a cura (algo que seria possível nas duas profissões). Eu perguntei: "Mas você prefere trabalhar com pessoas ou com animais?". Ela disse: "Com pessoas. Mas é que eu amo tanto animais! Não queria tirar eles da minha vida". E aí eu disse: "Claro, eu entendo, mas será que a única forma de ter animais na sua vida é sendo veterinária?". E aí, acredita que ela teve uma ideia? "Ah! Já sei! Eu poderia ser médica, e um final de semana por mês ser voluntária em um abrigo de animais!". Essa ideia é muito boa, sabe por quê? Porque às vezes a gente acha que só porque gostamos muito de alguma coisa, temos que trabalhar com essa coisa, mas não necessariamente! Podemos nutrir interesses pelas coisas através do nosso trabalho, mas também dos nossos hobbies e de atividades de relaxamento! Pense nisso. Isso aí que você gosta precisa mesmo entrar na sua vida como um TRABALHO?

Espero ter ajudado com esses 3 fatos. Mas se você ainda quer mais ajuda pra escolher seu caminho profissional, eu te convido a jogar o DiretriX. Lá vamos te ajudar a fazer todas as reflexões que são importantes pra que você faça a melhor escolha possível. Te espero no primeiro desafio.

Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189

Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".

Hey, receba nossa ajuda pra descomplicar
suas escolhas profissionais! 🍀
loading...

entrevista de emprego
Por Instituto Viae 7 de fevereiro de 2025
Por que você fica em silêncio sobre a sua trajetória profissional?
Por Instituto Viae 5 de fevereiro de 2025
Como superar o medo de mudar de trabalho.
cuidados na carreira sendo mulher
Por Instituto Viae 4 de fevereiro de 2025
Como identificar seus valores pessoais para encontrar liberdade e propósito na sua carreira.
Por Instituto Viae 4 de julho de 2024
10 sinais de que você está preparado para se tornar referência.
Por Instituto Viae 19 de junho de 2024
Como a OP pode ajudar adolescentes, universitários, adultos e idosos.
Por Instituto Viae 19 de junho de 2024
10 sinais de que o seu cliente/paciente precisa de OP.
Por Instituto Viae 19 de junho de 2024
10 sinais de que você trabalharia bem com OP.
Por Instituto Viae 18 de junho de 2024
Uma área flexível, que abre inúmeras oportunidade de trabalho.
Ver mais
Share by: