Não dá pra seguirmos mil profissões ao mesmo tempo. Você já deve ter percebido isso. Mas o grande problema é que esse fato gera um sofrimento danaaaado na vida de muita gente! Esse é até
um dos motivos pra gente ficar adiando escolher a nossa profissão
ou o nosso caminho: não queremos abrir mão dos outros caminhos. Queremos manter todos eles como possibilidades eternas na nossa vida.
2#
Hoje até dá pra ter mais de uma profissão ao mesmo tempo, sabia? Eu, por exemplo, sou psicóloga e fotógrafa. Comecei a fotografar quando eu ainda estava no meio do curso de Psicologia e não parei mais! Isso significa que é fácil? Não é a coisa mais fácil do mundo, afinal, eu tenho que dividir meu tempo entre os dois trabalhos. Então é muito comum que eu trabalhe com Psicologia durante a semana e com fotografia no final de semana. Até quando eu estava na faculdade eu tinha que editar meus ensaios fotográficos durante as aulas, e isso não era muito bom, já que eu perdia muitas explicações que os professores davam. Mas é possível, se você estiver disposto a trabalhar mais horas do que trabalharia em uma única profissão. Aliás, uma forma de inserir duas profissões na sua vida é fazendo um bom planejamento profissional. A gente ensina a
fazer esse tipo de planejamento nesse outro artigo aqui.
3#
Esses dias eu conversava com uma jogadora do nosso
app DiretriX
(que ajuda a escolher a profissão) e ela disse que terminou ainda em dúvida entre Medicina e Medicina Veterinária, porque pra ela era muito importante trabalhar com a cura (algo que seria possível nas duas profissões). Eu perguntei:
"Mas você prefere trabalhar com pessoas ou com animais?". Ela disse:
"Com pessoas. Mas é que eu amo tanto animais! Não queria tirar eles da minha vida". E aí eu disse:
"Claro, eu entendo, mas será que a única forma de ter animais na sua vida é sendo veterinária?". E aí, acredita que ela teve uma ideia?
"Ah! Já sei! Eu poderia ser médica, e um final de semana por mês ser voluntária em um abrigo de animais!". Essa ideia é muito boa, sabe por quê? Porque às vezes a gente acha que só porque gostamos muito de alguma coisa, temos que trabalhar com essa coisa, mas não necessariamente! Podemos nutrir interesses pelas coisas através do nosso trabalho, mas também dos nossos hobbies e de atividades de relaxamento! Pense nisso. Isso aí que você gosta precisa mesmo entrar na sua vida como um TRABALHO?
Espero ter ajudado com esses 3 fatos. Mas se você ainda quer mais ajuda pra escolher seu caminho profissional, eu te convido a
jogar o DiretriX. Lá vamos te ajudar a fazer todas as reflexões que são importantes pra que você faça a melhor escolha possível. Te espero no primeiro desafio.