Tempo de leitura: 5min
Praticamente tudo o que escrevemos no blog nasceu de uma conversa que tivemos com alguém. É por isso que muitos textos começam com “Muita gente nos diz que... Uma vez alguém nos contou que...”. E o assunto da vez é que “muita gente nos diz que” tem medo de criar um objetivo e não alcançar esse objetivo. Ex.: medo de decidir ser médico e nunca passar no vestibular, medo de começar um projeto e abandonar no meio, medo de trocar de profissão e não conseguir se adaptar.
Então vamos fazer uma análise desse medo pra acalmar o coração, tá bem?
Existem 2 coisas que nos motivam quando estamos indo atrás de um objetivo, isto é, 2 coisas que servem como combustível pra gente:
1# SENSAÇÕES BOAS
que sentimos dentro de nós quando percebemos que estamos nos aproximando da nossa meta. Ex.: orgulho de nós mesmos, felicidade, satisfação, empolgação.
2# GANHOS OU PRÊMIOS
que recebemos no mundo ao nos aproximar da nossa meta. Ex.: dinheiro, medalha, parabenizações, aplausos.
Esse segundo tipo de motivação é algo que não controlamos, porque é externa: é algo que o mundo oferece pra nós. Mas como o primeiro tipo de motivação é interna (algo que sentimos dentro de nós), conseguimos aumentar ela pra termos um combustível a mais.
Ok, então como aumentar as sensações boas que temos e que nos motivam a continuar atrás de um sonho? Deixando bem claro pra nós mesmos qual é o MOTIVO pra nós querermos alcançar esse sonho. Vou dar um exemplo no formato de história...
Quando eu trabalhava em cursinho pré-vestibular, muitos jovens vinham reclamar que não conseguiam aprender, que não conseguiam acompanhar o conteúdo, que tava impossível estudar. E aí sempre que eu perguntava pra esses alunos se eles já tinham escolhido a profissão que seguiriam, todos eles diziam que ainda não tinha certeza de qual era o objetivo profissional deles.
E é por isso que eles não conseguiam estudar! Veja, a rotina de um cursinho pré-vestibular é muito cansativa, mas se você não sabe nem dizer pra você mesmo qual é o seu objetivo e porque você tá estudando tanto, aí fica impossível manter essa rotina!
Quando o jovem sabe qual profissão tem a ver com os objetivos dele, qual curso ele vai prestar na faculdade e porque ele tá estudando tanto, aí ele tem MUITO MAIS ENERGIA pra direcionar para os estudos – porque esse processo de preparação começa a fazer mais sentido pra ele.
Então pra conseguir atingir um objetivo, por mais difícil que ele seja, você precisa ter muito claro na sua mente o PORQUÊ você quer alcançar essa meta. Uma das coisas que você pode fazer pra isso ficar mais claro é o EXERCÍCIO DOS 5 PORQUÊS. Você começa respondendo porque você quer atingir aquela meta e depois aprofunda isso em outros 4 porquês. Olha só o meu exemplo pessoal:
➡️ Eu quero ser psicóloga porque... eu quero ajudar as pessoas a cuidarem da saúde mental.
➡️ Eu quero ajudar as pessoas a cuidarem da saúde mental porque... quando nossa saúde mental não tá bem, nada vai bem na nossa vida.
➡️ Quando nossa saúde mental não tá bem, nada vai bem na nossa vida porque... perdemos o controle das nossas ações e dos nossos sentimentos.
➡️ Perdemos o controle das nossas ações e dos nossos sentimentos porque... ainda não nos conhecemos tão bem e temos dificuldade de entender nossas necessidades.
➡️ Ainda não nos conhecemos tão bem e temos dificuldade de entender nossas necessidades porque... a nossa cultura não incentivou o autoconhecimento, algo que é tão fundamental pra vivermos bem.
Ou seja:
eu quero ser psicóloga pra ajudar as pessoas a cuidarem da saúde mental, porque eu considero que ela é fundamental pra vivermos bem, tendo controle das nossas vidas, já ela que nos ajuda a nos entender melhor. Infelizmente a cultura não incentivou que as pessoas desenvolvessem isso, mas eu quero contribuir pra que isso seja feito agora.