Tempo de leitura: 4min
Muita gente nos diz que tem medo de escolher uma profissão porque a profissão é muito concorrida ou porque o mercado de parece estar saturado naquela área. E aí precisamos te contar uma coisa muito importante.
Apesar de existirem muitas profissões no mundo, existem MUITO MAIS pessoas no mundo. Sério, tem muita gente no mundo hoje, mesmo que você converse com poucas delas. E as pessoas estão distribuídas nos mais diversos trabalhos que existem. A conclusão disso é que em todas as profissões existe muita gente trabalhando. Isso é normal.
Todos os semestres se formam muitos médicos mesmo. Mas também se formam muitos nutricionistas, arquitetos e turismólogos.
Todos os dias muita gente tá aprendendo sobre marketing digital sim. Mas também muita gente tá aprendendo sobre artesanato, fotografia e jardinagem.
E ficar só pensando na concorrência que você enfrentar no seu caminho profissional não faz o menor sentido, porque não dá pra combater esse problema. O que dá pra fazer é se preparar pra lidar com ele, sabendo desses dois fatos:
#1
Em todas as profissões, existem os profissionais que se destacam. São aquelas pessoas que fazem mais do que é esperado, que entregam um ótimo resultado, que fazem um ótimo atendimento, que dão tudo de si praquela atividade. Essas pessoas chamam mais a atenção e é super comum que elas consigam trabalhos melhores e remunerações mais altas. Essas pessoas usam uma boa dose de criatividade no trabalho delas, pra fazer as atividades de um jeito diferente, que talvez mais ninguém faça – e com isso elas vão se desenvolvendo cada vez mais e ficando melhores naquilo que elas fazem.
#2
Só dá pra você se destacar na sua profissão se você amar o que você faz. Sério, não escolha uma profissão que parece ser a profissão do futuro. Escolha a profissão que enche o seu coração de felicidade. Não adianta seguir “a profissão do futuro” se você não gosta dela, porque você não vai dar o seu melhor. Você vai ser um profissional medíocre, que vai ter raiva das atividades do trabalho, e que não vai sentir vontade de fazer coisas diferentes. Mas se você amar o seu trabalho e se ver sentido nas suas atividades diárias, você vai querer dar tudo de si e vai sentir a criatividade fluir mais fácil dentro de você. Só as pessoas que fazem o que amam conseguem se destacar.
Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189
Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".