Tempo de leitura: 3min
Você conhece essa história? Na história dos 3 porquinhos, cada um dos irmãos porquinhos construiu sua casa com um material...
Um porquinho ficou com preguiça do trabalho e optou pelo mais fácil, fazer uma casa de palha.
O segundo porquinho quis uma coisa mais prática, fez uma casa de madeira.
O terceiro porquinho se esforçou mais, preocupado com a resistência da sua casa, e construiu seu lar de tijolos.
O que aconteceu depois? Veio o lobo querendo devorar os porquinhos. Destruiu primeiro a casa de palha, depois a casa de madeira, mas não conseguiu destruir a casa de tijolos, onde se esconderam os três porquinhos.
Disso podemos tirar 2 conclusões que têm a ver com a escolha profissional:
A
primeira
é que, mesmo sendo irmãos (e provavelmente tendo sido criados pelos mesmos pais e tendo crescido na mesma casa durante a infância), cada porquinho fez escolhas diferentes e resolveu levar a vida de um jeito. Isso representa bem a realidade: mesmo vivendo as mesmas experiências, cada pessoa faz escolhas de um jeito, porque temos necessidades diferentes. Isso é completamente normal, algo que precisa ser respeitado pelos pais e pelos filhos. O único detalhe aqui é que é MUITO IMPORTANTE que cada pessoa avalie bem suas necessidades antes de fazer uma escolha, pra evitar frustrações no futuro.
Para os pais que querem ajudar a escolha profissional dos filhos, já escrevemos esses artigos aqui:
~ Como ajudar seu filho a escolher a profissão
Para os filhos que querem saber qual é a melhor forma de explicar sua escolha profissional para os pais, temos esse:
A segunda
conclusão é que, pra escolher a sua profissão, você pode escolher o caminho que parece ser mais fácil e mais rápido, como fizeram o primeiro e o segundo porquinho, e NÃO PESQUISAR a fundo sobre as profissões que te interessam. Porque, a gente sabe, fazer pesquisa dá trabalho mesmo. Mas o problema disso é que você pode ser surpreendido lá na frente, quando já estiver trabalhando. E aí você vai pensar: "Nossa, eu não esperava que esse trabalho fosse assim! Eu não sabia que tinha que fazer essa atividade! Eu não sabia que a rotina ia ser desse jeito!". A sua escolha vai ter sido bem fraquinha.
⠀⠀⠀⠀
A outra opção é você se preparar pro futuro como o terceiro porquinho, INVESTIGANDO AO MÁXIMO tudo o que você puder sobre as profissões que estão chamando a sua atenção. Se você fizer isso, vai ser um profissional muito mais preparado pra lidar com os desafios do futuro, porque vai ter construído uma casa de tijolos.
Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189
Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".