Layout do blog

Como escolher uma especialidade

18 de agosto de 2020
Tempo de leitura: 6min

Você já é um profissional formado ou está próximo de se formar? Então é provável que agora precise escolher uma área de especialidade, uma área da sua profissão em que você quer realmente trabalhar.

Esse é um processo parecido com o processo de escolher a profissão, já que é importante identificar o que você gosta de fazer e qual assunto chama a sua atenção, mas agora a investigação vai acontecer em um espaço menor: ao redor da profissão que você já escolheu.

Algumas profissões, como Medicina e Direito, têm áreas de especialidades bem definidas e bem conhecidas no mercado de trabalho. Por exemplo, um médico pode ser pediatra, geriatra, oftalmologista, dermatologista, ortopedista, e outros. Um advogado pode ser advogado criminalista, advogado trabalhista, advogado tributário, advogado ambiental, e outros. Já em outras profissões, as especialidades não são tão demarcadas assim. Um fotógrafo, por exemplo, pode ser fotógrafo de eventos, fotógrafo de esportes, fotógrafo jornalístico, fotógrafo de produtos ou um pouco de tudo isso.

Mas na hora de escolher a especialidade, em qualquer profissão que seja, é importante se lembrar que essa escolha também não é uma sentença na sua vida. Você pode definir uma área, experimentar por um tempo e, se não gostar, pode escolher outra área depois. Ninguém é obrigado a fazer um único trabalho por toda a vida. Nós falamos sobre a possibilidade de mudar de escolha nesse vídeo aqui.

Então veja o que você precisa fazer pra escolher bem a sua área de atuação dentro de uma profissão:

1# Se lembre como foi a sua história de amor platônico com essa profissão. Por que você escolheu ela?

2# Avalie se essa profissão correspondeu às expectativas que você tinha quando escolheu ela. 
[Sim, correspondeu.] Ótimo! Continue em frente!
[Não, mas fiquei satisfeito com o que descobri.] Ótimo! Continue em frente!
[Não, e estou decepcionado com ela.] Então talvez seja hora de escolher outra profissão, e podemos te ajudar com isso.

3# Faça uma lista de todas as áreas que dá pra seguir nessa profissão. Vamos chamar essa lista de lista geral.

4# Nessa lista geral, separe as áreas de especialidade em 3 grupos. Você pode usar símbolos ou uma caneta marca-texto pra fazer essa separação.
[Grupo 1] Áreas que você já experimentou e gostou 
[Grupo 2] Áreas que você já experimentou e não gostou
[Grupo 3] Áreas que você ainda não experimentou

5# Escreva o motivo de você não ter gostado de cada área do Grupo 2. Se você observar que não tem chances de você gostar dessas áreas do Grupo 2 mesmo, é hora de cortar elas da lista geral. Se você achar que pode voltar a gostar de uma delas, mantenha na lista geral.

6# Faça uma tabela, colocando todas as áreas que ainda estão na lista geral como linhas da tabela. Esses serão os títulos das colunas:
~ assuntos com que trabalha
~ atividades que faz
~ como é a rotina
~ ambientes de trabalho
~ média salarial
~ principais desafios

7# Marque na tabela (com um X ou outro símbolo) quais dessas 6 informações acima você já tem sobre cada uma das áreas presentes na tabela. 

8# Observe que todas as informações que você ainda não tem, são informações que você precisa pesquisar. Essa etapa é fundamental pra você não se frustar quando for trabalhar. Pesquise na Internet e conversando com colegas da sua profissão que já têm experiência nessas áreas.

9# Depois de conseguir todas as 6 informações sobre cada área da tabela, é hora de sinalizar quais dessas áreas chamaram mais a sua atenção e estão mais relacionadas com o seu objetivo profissional. Se você ainda tem dúvidas sobre o seu objetivo profissional, veja esse ebook em que te ajudamos a definir o seu propósito.

10# Feito isso, é hora de comparar as áreas finalistas, fazendo o nosso Exercício da Balança. Nesse exercício, você deve escrever o nome de cada área no topo de uma folha de papel (uma área por folha). Em seguida, risque cada folha de papel ao meio. Em um dos lados da divisão, você deve escrever todas as VANTAGENS de seguir por aquela área que está como título na folha, e no outro lado da divisão você deve escrever todas as DESVANTAGENS de seguir por aquela área. Feito isso para todas as áreas, você vai poder comparar qual área apresenta mais vantagens pra você seguir.

11# Por fim, você precisa fazer o seu planejamento, que é o plano pra você realmente começar a trabalhar nessa especialidade escolhida. Nós ensinamos como fazer o planejamento profissional nesse post aqui.

Ainda quer tirar alguma dúvida sobre como escolher a sua área de especialidade? Manda um email pra gente conversar!
~ atendimento@institutoviae.com.br 

Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189

Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".

Hey, receba nossa ajuda pra descomplicar
suas escolhas profissionais! 🍀
loading...

entrevista de emprego
Por Instituto Viae 7 de fevereiro de 2025
Por que você fica em silêncio sobre a sua trajetória profissional?
Por Instituto Viae 5 de fevereiro de 2025
Como superar o medo de mudar de trabalho.
cuidados na carreira sendo mulher
Por Instituto Viae 4 de fevereiro de 2025
Como identificar seus valores pessoais para encontrar liberdade e propósito na sua carreira.
Por Instituto Viae 4 de julho de 2024
10 sinais de que você está preparado para se tornar referência.
Por Instituto Viae 19 de junho de 2024
Como a OP pode ajudar adolescentes, universitários, adultos e idosos.
Por Instituto Viae 19 de junho de 2024
10 sinais de que o seu cliente/paciente precisa de OP.
Por Instituto Viae 19 de junho de 2024
10 sinais de que você trabalharia bem com OP.
Por Instituto Viae 18 de junho de 2024
Uma área flexível, que abre inúmeras oportunidade de trabalho.
Ver mais
Share by: