Layout do blog

O que fazer se você não estiver gostando do seu curso

19 de agosto de 2020
Tempo de leitura: 8min


É super comum ficarmos na dúvida se estamos no curso certo. Nesse outro artigo, nós contamos 10 segredos que ninguém te conta sobre os cursos profissionalizantes, e lá já deu pra notar quais são as surpresas que vivemos quando começamos e terminamos um curso.

Vamos separar esse artigo em dois tipos de tópicos: REFLEXÃO e EXERCÍCIO. Tudo o que for reflexão é algo super importante de você pensar nesse momento de insatisfação com o curso. Tudo o que for exercício é algo que você pode fazer pra sair dessa situação. Preparado?

REFLEXÃO
~ Você escolheu o seu caminho profissional pensando no trabalho que você iria ter ou apenas no que você ia estudar durante o curso?
~ Com que aspecto do curso você tá insatisfeito? (as disciplinas, a instituição, os professores, a área profissional)

EXERCÍCIO
~ Se sua insatisfação é com as disciplinas, converse com os professores do curso e com os alunos mais avançados pra contar o que você tá sentindo e entender como vão ser as próximas etapas do curso. Se o futuro do curso te parecer muito distante do que você quer realmente estudar e do assunto com o qual você quer trabalhar, pode ser a hora de escolher um novo caminho profissional. Veja o segredo 1 que contamos nesse outro artigo.
~ Se sua insatisfação é com a instituição, converse com os colegas pra entender se é uma insatisfação geral. Se sim, façam reinvidicações na instituição sobre os pontos que estão desagradando vocês e avaliem o que dá pra negociar. Se a insatisfação é apenas sua, avalie a possibilidade de passar a estudar em outra instituição (sabendo que isso exige processos burocráticos de transferência ou até um novo processo seletivo).
~ Se sua insatisfação é com os professores, converse com os colegas pra entender se é uma insatisfação geral. Se sim, façam reinvidicações na instituição sobre os pontos que estão desagradando vocês e avaliem o que dá pra negociar. Se a insatisfação é apenas sua, aguente firme porque os professores costumam mudar na virada do semestre.
~ Se sua insatisfação é com a área profissional em si e você pensa que não devia ter escolhido esse curso e sim outro, é uma boa hora pra conversar com um psicólogo da nossa equipe pra entender como fazer essa mudança de caminho.

REFLEXÃO
~ Tá acontecendo algum evento na sua vida que tem mexido muito com as suas emoções e sentimentos e te deixado sem energia pra se dedicar ao curso? 

EXERCÍCIO
~ Se sim, pode ser o momento de trancar o curso por um tempinho pra poder se dedicar a essa situação.

Se depois dessas reflexões você decidiu que quer mesmo seguir outro caminho profissional, continue aqui:

REFLEXÃO
~ Querer mudar de caminho não é o fim do mundo, não precisa ficar arrastando a culpa por aí. Isso é super comum, como explicamos nesse artigo sobre como planejar seu futuro.
~ Você não vai perder tempo mudando de caminho (apesar de a sociedade fazer parecer que sim). A verdade é que você tá experimentando possibilidades, se conhecendo melhor e entendendo o que faz mais sentido pra você. Além disso, tudo o que você aprendeu até agora não vai ser perdido, vai ser transformado em experiência.
~ É provável que você não tenha se identificado com o curso (e com o caminho profissional dele) porque você não se dedicou a fazer uma boa escolha no passado. É importante ter consciência disso, mas sabendo que é possível fazer uma boa escolha agora (com os passos abaixo).
~ Mas também pode ser que tenha acontecido alguma coisa na sua vida que fez os seus objetivos profissionais mudarem (e tudo bem também, a vida é assim).

EXERCÍCIO
~ Pegue um papel e escreva o que te fez escolher o curso que você começou a fazer. Escreva tudo o que conseguir se lembrar. 
~ Escreva quais eram as suas expectativas quando fez a escolha.
~ Escreva o que te deixou insatisfeito no curso e em que momento você percebeu a insatisfação.

REFLEXÃO
~ O que dá pra tirar de aprendizado dessa escolha que você fez antes?
~ O que você quer fazer diferente dessa vez?

EXERCÍCIO
~ Baixe as nossas listas essenciais pra escolher a sua profissão aqui e preencha elas, colocando tudo o que você deseja que tenha na sua profissão.
~ No final das listas essenciais, marque todos os cursos que chamam a sua atenção e que CORRESPONDEM às características que você colocou nas listas (já que são coisas que você quer que tenha na sua profissão).
~ Pesquise MUITO sobre esses cursos que você marcou que te interessam e sobre como é o trabalho de quem faz esses cursos. Pesquise na Internet e conversando com profissionais da área. Nós te ensinamos a fazer essa pesquisa aqui. Anote as informações que você descobrir, pra não se esquecer de nada. É provável que aqui você tenha que fazer uma pausa de alguns dias pra se dedicar à pesquisa. Então salve esse artigo pra voltar aqui depois.
~ A partir do que você descobriu, marque quais são os cursos/profissões finalistas, aqueles que realmente têm a ver com o seu objetivo profissional.

REFLEXÃO
~ Tá na dúvida sobre qual é o seu objetivo profissional? Baixe o nosso ebook que ajuda a descobrir o seu propósito aqui e dedique um tempinho pra pensar sobre isso.
~ Desses cursos/profissões finalistas, qual é o que mais tem a ver com o seu objetivo profissional?

EXERCÍCIO
~ Se estiver difícil perceber qual desses caminhos tem mais a ver com você, faça o exercício da balança, que ensinamos aqui.
~ Decidido o caminho que você vai seguir agora, é hora de planejar a jornada. Nós ensinamos detalhadamente como fazer o seu planejamento profissional nesse outro artigo.

Ufa! Bastante coisa, né? Mas você já deve ter percebido a importância de fazer uma boa escolha profissional. Nós até já escrevemos um artigo só pra contar quais são os 10 problemas de escolher mal sua profissão. Então essa trabalheira toda aqui vale super a pena, pode ter certeza.

E se você quiser ajuda nesse processo, estamos aqui totalmente disponíveis pra isso! Você pode tanto ser atendido por um dos nossos psicólogos (os atendimentos são online, então te ajudamos onde quer que você esteja), quanto pode jogar nosso app DiretriX, que ajuda a escolher bem a profissão. De ambas as formas, você vai estar bem acompanhado e vai poder ficar tranquilo com a sua nova escolha. Clique aqui pra acessar:

~ Ver sobre os atendimentos online
~ Baixar o app DiretriX
Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189

Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".

Hey, receba nossa ajuda pra descomplicar
suas escolhas profissionais! 🍀
loading...

entrevista de emprego
Por Instituto Viae 7 de fevereiro de 2025
Por que você fica em silêncio sobre a sua trajetória profissional?
Por Instituto Viae 5 de fevereiro de 2025
Como superar o medo de mudar de trabalho.
cuidados na carreira sendo mulher
Por Instituto Viae 4 de fevereiro de 2025
Como identificar seus valores pessoais para encontrar liberdade e propósito na sua carreira.
Por Instituto Viae 4 de julho de 2024
10 sinais de que você está preparado para se tornar referência.
Por Instituto Viae 19 de junho de 2024
Como a OP pode ajudar adolescentes, universitários, adultos e idosos.
Por Instituto Viae 19 de junho de 2024
10 sinais de que o seu cliente/paciente precisa de OP.
Por Instituto Viae 19 de junho de 2024
10 sinais de que você trabalharia bem com OP.
Por Instituto Viae 18 de junho de 2024
Uma área flexível, que abre inúmeras oportunidade de trabalho.
Ver mais
Share by: