Tempo de leitura: 4min
Sabe o que é muito comum? Encontrar pessoas que dizem "Eu fiz o teste vocacional, mas ele não deu o que eu quero!".
Você sabia que os testes vocacionais eram usados na época da guerra, quando os psicólogos precisavam entender pra qual tarefa cada soldado deveria ser encaminhado? E por acaso você tá indo pra guerra? Claro que não. Você tá procurando uma profissão que te sustente e que te deixe feliz, não é?
E como a gente descobre quais profissões podem nos sustentar?
Pesquisando!E como a gente descobre quais profissões podem nos deixar felizes?
Nos conhecendo melhor!Um
teste vocacional
te ajuda a pesquisar sobre as profissões ou a se conhecer melhor? Não, senhor(a). Um teste vocacional não sabe quais são as mudanças que estão acontecendo com as profissões, nem o que te dá prazer, nem a marca que você quer deixar no mundo. Anota isso aí: você sabe muito mais sobre você mesmo do que um teste vocacional.
É por isso que se você já se interessou por alguma profissão, você tem que dar ouvidos a você mesmo! Liga aí o sinal de alerta e pensa: "
Opa, opa, opa! Parece que esse caminho profissional aqui chama a minha atenção"! E aí depois de pesquisar bem sobre esse caminho, mergulha nele! Não precisa fazer um
teste vocacional. Não precisa mandar pro universo:
"Universo, se for pra eu seguir essa profissão mesmo, me manda um sinal através desse teste!". Isso não vai rolar, porque você sabe muito mais sobre você mesmo do que um teste vocacional, lembra? E você não precisa da autorização de nenhum teste pra seguir o seu caminho.
Pode até ser que, por uma coincidência, um teste vocacional te dê a opção de seguir uma profissão que já te interessa. Mas e se não der? Vai bater uma bad, né? "Vixi, então talvez essa profissão que me interessou não seja pra mim. Eita, parece ser um sinal do destino pra eu não escolher ela. Poxa, parece que eu não me conhecia tão bem assim".
E se o que você quer é se sentir seguro mesmo de que tá fazendo a melhor escolha profissional possível, é só jogar o
DiretriX, oras! Nosso app, além de divertido, é super inteligente. Nossos psicólogos construíram ele de um jeito que você pensa em tudo que é importante antes de escolher seu caminho profissional, e aí você fica bem mais tranquilo com a sua escolha.
E se mesmo assim você estiver querendo receber esse tal sinal do universo, vale muito a pena conversar com um dos nossos psicólogos. Os
atendimentos são online,
e onde quer que você esteja dá pra gente te ajudar a achar esse sinal... dentro de você mesmo. ❤
Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189
Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".