Tempo de leitura: 5min
Como a palavra é grande, muita gente tem medo de ouvir falar em autoconhecimento. Mas ele não é do mal, não, tá? O autoconhecimento, na verdade, é a melhor ferramenta pra te ajudar a ser feliz – e eu vou te mostrar o porquê.
Imagina que você tá carregando uma caixa de ferramenta desde que você nasceu. Lá dentro você já tem várias coisas, como comunicação, desejos, vitórias, momentos marcantes e um monte de outras ferramentas. Mas eu vou te contar uma coisa: se a ferramenta do autoconhecimento ainda não tá lá dentro, você não vai saber qual é a melhor hora de usar as outras ferramentas que você já tem. Sem o autoconhecimento a caixa de ferramenta fica meio inútil, sabe?
Então vamos entender pra que serve o autoconhecimento...
O autoconhecimento é um estágio da vida?
Não. Dá pra gente conseguir essa ferramenta a qualquer momento.
Uma hora a gente alcança 100% de autoconhecimento?
Não. Porque na hora que a gente alcança 99% de autoconhecimento a gente já mudou um pouquinho, e aí temos que nos conhecer ainda mais. Essa é uma ferramenta que nunca tá totalmente pronta, sempre dá pra ficar melhor!
Mas isso não significa que pra ganhar autoconhecimento você tem que ficar o tempo todo olhando pra você mesmo. Não é isso. Pra ganhar autoconhecimento a gente tem que observar como as coisas do mundo fazem a gente se sentir!
Por exemplo: eu já observei que quando alguém fala comigo de um jeito bravo ou sem paciência, eu fico muito desestabilizada. Eu fico triste, começo a me perguntar o que eu fiz de errado e começo a pensar o que eu posso fazer pra pessoa voltar a me tratar bem. Saber que eu me sinto assim é autoconhecimento, porque eu já percebi que eu funciono desse jeito. Mas, pra perceber isso, eu tive que prestar atenção nos meus sentimentos todas as vezes que alguém falava comigo de um jeito mais duro. Não dava pra ter chegado a essa conclusão logo na primeira vez. Eu tive que perceber que existe um PADRÃO nos meus sentimentos e pensamentos quando essa situação acontece.
Mas isso não quer dizer que eu vou ser assim pra sempre. Pode ser que daqui a alguns meses eu já não fique desestabilizada quando alguém falar assim comigo, mas eu só vou perceber essa mudança se eu CONTINUAR ME OBSERVANDO. É por isso que o meu autoconhecimento não tá 100% pronto e nunca vai estar, entendeu? Porque eu posso mudar. Meus sentimentos podem mudar. Meu comportamento pode mudar.
E qual é a vantagem de eu ter esse conhecimento sobre mim? A vantagem é que sempre que alguém que eu amo fala comigo de um jeito que eu não gosto, eu já sei como vou me sentir e consigo conversar comigo mesma dizendo: “Calma. Não precisa ficar chateada. A pessoa tá descontando a raiva dela em você, mas não é culpa sua. Não precisa responder brava também. Vai dar uma volta e tomar um ar. Daqui a pouco você volta”. E aí eu mesma me ajudo a lidar com a situação, percebe? Isso é muito útil pra minha mente ficar bem!
Último lembrete! Aqui a gente também sempre fala que o autoconhecimento é uma das ferramentas mais importantes pra gente fazer ESCOLHAS. Porque é só me conhecendo a fundo e sabendo do que eu gosto e do que eu não gosto, que eu posso escolher o que vai me fazer bem! O mesmo vale pra você! Quanto melhor você se conhecer, melhores vão ser as suas escolhas.
Então na hora que você ficar desanimado pensando que ter autoconhecimento é trabalhoso, se lembra disso:
~ essa é a melhor ferramenta pra te fazer feliz
~ é isso que vai te ajudar a fazer boas escolhas na vida
~ vale super a pena lutar por ele, mesmo que você só consiga chegar em 99%