Tempo de leitura: 3min
Você conhece essa história? A formiga trabalhava sem descanso no verão, armazenando comida para o inverno. A cigarra só queria saber de se divertir, e quase morreu quando o frio chegou. No final da história, a formiga acolhe a cigarra, e com isso todo mundo glorifica o trabalho da formiguinha, que trabalhou todos aqueles meses sem parar e foi a salvadora da pátria!
Mas o que essa fábula tem a ver com o trabalho? Tem tudo a ver - principalmente nos dias de hoje.
Hoje a sociedade continua exaltando o trabalho árduo. Não dizendo que é ele que vai nos salvar no inverno, mas dizendo que é ele que vai trazer um grande sucesso pra nossa vida. Já ouviu essas frases a seguir? "Trabalhe enquanto eles descansam. Estude enquanto os outros dormem. Acorde às 5h da manhã pra ser produtivo. Não deixe pra amanhã o que pode fazer hoje”.
Um monte de ideias motivacionais que parecem ter boa intenção, mas que acabam com a nossa saúde mental e física!
A cigarra não é a mais esperta da história, afinal, ela se divertiu e relaxou muito, mas não equilibrou isso com suas responsabilidades. No fim das contas, ela não tinha onde se esconder do frio, nem tinha comida armazenada. Faltou equilíbrio, e ela sofreu.
Mas não é por isso que a formiga tá certa. Trabalhar todos aqueles meses sem parar deve ter sido a maior canseira! A história dá a entender que a formiga não fazia pausas no meio da tarde pra recuperar o fôlego. Nem dizia se ela meditava. Ou se fazia um alongamento de vez em quando. Só carregava peso. Só carregava peso. Só carregava peso. E será que ela deu atenção pra família naquele período? Será que encontrou os amigos? Parece que nem tempo pra tomar banho ela teve, coitada. Sobrecarga de trabalho NÃO É SAUDÁVEL.
Mais do que nunca precisamos falar sobre esses EXTREMOS. Não seja cigarra, mas também não seja formiga. Você, como todo mundo, precisa de equilíbrio – não importa o que a sociedade diga.
Trabalhe, é claro, mas também durma, relaxe, descanse, se divirta, se cuide. Honre as suas responsabilidades, mas sempre respeite os seus limites. A sua mente precisa muito disso.
Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189
Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".