Layout do blog

O significado do trabalho para as novas gerações

1 de agosto de 2020

~ série: artigos para psicólogos ou orientadores


Tempo de leitura: 4min

O futuro é parte do material de trabalho de uma Orientação Profissional. O jovem deve desenhar um projeto profissional e de vida neste lugar desconhecido que é o FUTURO. Em termos filosóficos, o futuro não existe. Ele é sempre incerto e impossível de prever. O que é possível fazer com ele são reflexões a partir do que temos no presente e estudar as possíveis tendências. Mas é sempre bom lembrar: quando um jovem pergunta “Quais são as profissões do futuro?”, o nosso papel é estar informada sobre o mundo atual e as tendências, mas não assumir uma bola de cristal e indicar previsões certeiras. Talvez o mais importante seja entender qual a demanda por trás dessa pergunta e quais fantasias estão presentes.

Com a globalização e a tecnologia, distâncias e temporalidades se encurtaram e ganharam um novo ritmo, que caracteriza a atual geração e a sua relação com o trabalho. Uma dessas características é a dificuldade em estabelecer os limites entre vida pessoal e profissional e uma busca de aproveitamento de um tempo que está cada vez mais escasso. O termo estadunidense utilizado para caracterizar o atual mundo frenético e incerto é o VUCA, que tudo é cercado por: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade).

A geração atual é marcada pela transição de modelos, no qual velhos modelos ainda existem e novos modelos ainda não se consolidaram. Essa transição faz com que os jovens vivam desafios sociolaborais e culturais ambíguos e contraditórios, que geram mais dúvidas e incertezas do que garantias. Uma das tipificações mais conhecidas das gerações (que vem da Administração e da Psicologia Organizacional) divide os jovens em grandes grupos homogêneos a partir de sua década de nascimento, como estratégia de compreensão das suas vivências:


O mundo atual é mais flexível, heterogêneo e complexo do que nunca, e nosso olhar para a juventude deve acompanhar esse ritmo. Independente das tipificações, ser adolescente hoje é viver em um mundo de transição, com modelos e referências para a construção da vida e da carreira variados, dos mais tradicionais aos mais contemporâneos.

Antigamente trabalhar significava ter uma boa formação, conseguir um bom emprego e mantê-lo até o final da vida, quando receberia uma aposentadoria. Era uma situação que possibilitava certa previsão de futuro. Atualmente, "trabalho" está mais perto de significar: não ter clareza se a formação é suficiente, mudar de emprego constantemente (e por vezes de cidade ou de profissão), não ter segurança e nem estabilidade definitiva. As mudanças fora do âmbito do trabalho também apontam para essa complexidade: as referências de família, gênero, sexualidade, formação e modelo de vida adulta estão igualmente flexibilizadas. 

Os desafios se dão para ambas as gerações (de pais e de filhos), pois os jovens não têm referências seguras de modelos da vida adulta e os adultos não conseguem oferecer seus modelos, pois eles não funcionam mais da mesma forma. Essa situação promove, por um lado, o sofrimento e angústia pela falta de referências, mas, por outro lado, propicia um espaço maior de abertura e criação, em termos subjetivos, sociais e profissionais.

Ficou interessado em aprender mais sobre OP ou quer ganhar segurança para fazer os seus atendimentos? Conheça o nosso processo de mentoria online para psicólogos que querem trabalhar com Orientação Profissional.


Camila Polese de Oliveira | CRP 06/143471

Psicóloga e orientadora profissional. Tem experiência em consultório e atendimento online. No Instituto Viae atua com atendimentos online, produção de conteúdo e desenvolvimento de projetos.
entrevista de emprego
Por Instituto Viae 7 de fevereiro de 2025
Por que você fica em silêncio sobre a sua trajetória profissional?
Por Instituto Viae 5 de fevereiro de 2025
Como superar o medo de mudar de trabalho.
cuidados na carreira sendo mulher
Por Instituto Viae 4 de fevereiro de 2025
Como identificar seus valores pessoais para encontrar liberdade e propósito na sua carreira.
Por Instituto Viae 4 de julho de 2024
10 sinais de que você está preparado para se tornar referência.
Por Instituto Viae 19 de junho de 2024
Como a OP pode ajudar adolescentes, universitários, adultos e idosos.
Por Instituto Viae 19 de junho de 2024
10 sinais de que o seu cliente/paciente precisa de OP.
Por Instituto Viae 19 de junho de 2024
10 sinais de que você trabalharia bem com OP.
Por Instituto Viae 18 de junho de 2024
Uma área flexível, que abre inúmeras oportunidade de trabalho.
Ver mais
Share by: