Layout do blog

Como fazer transição de carreira

13 de julho de 2020

Tempo de leitura: 4min


Muitos profissionais se perguntam, em algum momento da sua carreira: “Será que é isso mesmo que eu quero?”. Tem ainda os que dizem: “Sei que quero mudar de profissão, só não sei pra qual!”.

Algumas pessoas, mesmo infelizes, preferem continuar no caminho profissional que já estão e não ter que lidar com uma mudança. E tudo bem com essa escolha (se ela for feita de forma consciente).

Mas se você quer bancar a mudança de carreira, o mais importante é não encarar essa mudança como um fracasso. As mudanças fazem parte da vida. E que bom que você pôde perceber a sua infelicidade, que tá refletindo sobre isso e procurando as melhores formas de escolher um caminho diferente!

O que você fez até agora não vai ser perdido. Todos os seus aprendizados podem (e vão) ser utilizados em uma nova carreira. 

O primeiro passo é esclarecer pra você mesmo esses 4 pontos:

1# Você quer mudar totalmente de profissão ou quer apenas mudar de área na profissão que você já exerce? 

2# O que tá te fazendo infeliz na sua carreira/área atual? Você tá insatisfeito com o ambiente, com a rotina, ou com outro fator do trabalho? 

3# Seus objetivos profissionais ou suas prioridades mudaram desde a última escolha profissional que você fez? Se sim, quais são a suas novas metas e objetivos de vida?

4# O que você sabe sobre o mercado de trabalho atual e sobre as suas possibilidades nele? (Se sabe pouco, é hora de pesquisar o máximo possível e conversar com outros profissionais. Informação atualizada é fundamental pra entender qual caminho profissional tem a ver com os seus novos objetivos.)

Depois de entender tudo o que tá motivando o seu desejo de mudança, o segundo passo é fazer o seu planejamento. A transição de carreira (como todo processo de mudança) exige paciência e planejamento. Nesse outro post te ensinamos passo-a-passo como fazer um planejamento profissional.

No caso dessa transição, vale a pena criar um planejamento de estudos/preparação, um planejamento financeiro e um planejamento pra mudança propriamente dita. Assim você sente a tranquilidade de que tá se preparando da melhor forma possível. 

Outros 3 elementos que trazem tranquilidade pra esse momento: pensar em um plano B, conversar honestamente sobre o seu desejo de mudança com as pessoas que são importantes na sua vida e pedir apoio para os profissionais que você tem por perto

E claro, se precisar de ajuda pra reestruturar o seu caminho, pode contar com a ajuda dos nossos psicólogos. Já que nossos atendimentos são online, podemos te acompanhar onde quer que você esteja.
Isis Graziele da Silva | CRP 06/142189

Psicóloga e orientadora profissional. Escolheu psicologia porque queria desvendar crimes. Mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Jurídica. Tem experiência em consultório e cursinho pré-vestibular. Co-autora de "Pré-vestibular: práticas para psicólogos" e autora de "Porque fazemos selfies".

Hey, receba nossa ajuda pra descomplicar
suas escolhas profissionais! 🍀
loading...

entrevista de emprego
Por Instituto Viae 7 de fevereiro de 2025
Por que você fica em silêncio sobre a sua trajetória profissional?
Por Instituto Viae 5 de fevereiro de 2025
Como superar o medo de mudar de trabalho.
cuidados na carreira sendo mulher
Por Instituto Viae 4 de fevereiro de 2025
Como identificar seus valores pessoais para encontrar liberdade e propósito na sua carreira.
Por Instituto Viae 4 de julho de 2024
10 sinais de que você está preparado para se tornar referência.
Por Instituto Viae 19 de junho de 2024
Como a OP pode ajudar adolescentes, universitários, adultos e idosos.
Por Instituto Viae 19 de junho de 2024
10 sinais de que o seu cliente/paciente precisa de OP.
Por Instituto Viae 19 de junho de 2024
10 sinais de que você trabalharia bem com OP.
Por Instituto Viae 18 de junho de 2024
Uma área flexível, que abre inúmeras oportunidade de trabalho.
Ver mais
Share by: